quarta-feira, 9 de maio de 2012

Linha do Tempo da Moda Inclusiva no Brasil

A idéia da Moda Inclusiva vem ganhando espaço e atenção das pessoas! Percebi que existem os DESFILES INCLUSIVOS - são desfiles de moda onde as pessoas com deficiência demonstram roupas comuns e os DESFILES DE MODA INCLUSIVA  onde os looks/roupas são desenvolvidas por estilistas preocupados em atender a ergonomia e conforto e acessibilidade das peças de roupas demonstradas pelos modelos com deficiência.
No Brasil essa preocupação em tornar a "moda" acessível vem se difundindo desde do ano de 2003, onde teve o primeiro Desfile de Moda com peças de roupas confeccionadas especialmente para as pessoas com deficiência - REAFASHION apresentado na Feira Internacional de Reabilitação e Inclusão e Acessibilidade - a REATECH na cidade de São Paulo. Alguns anos depois a Secretaria de Estado dos Direitos das pessoas com Deficiencia lança o Primeiro Concurso de Moda Inclusiva do Brasil - que a princípio é de incentivar os estudantes de moda a pensarem na diversidade!
Olha o resultado resultado dessa linha do Tempo que elaborei...são aproximadamente 10 anos de desenvolvimento dessa temática na Moda! (essa pesquisa foi realizada na internet e os créditos das fotos vou atualizando - quem tiver uma foto publicada e tem interesse de retirá-la da pesquisa é só entrar em contato que farei imediatamente, OK?

LINHA DO TEMPO
DESFILES DE MODA INCLUSIVA
E DESFILE DE MODA COM A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (desfiles inclusivos)

MODA INCLUSIVA x DESFILES INCLUSIVOS
1 – 2003
Nessa época ainda não se falava em "Moda Inclusiva" o termo utilizado era atender a "ergonomia dos corpos" (tema do livro da Professora Fátima Grave) e consequentemente atender as necessidades das pessoas com deficiência com objetivo de amenizar a dificuldade do vestir e despir. Alguns looks foram desenvolvidos para o Primeiro desfile inclusivo na Feira Internacional de Reabilitação e Inclusão em 2003. Segue a foto da Nazaré Melo idealizadora do Projeto que na época oferecia o primeiro curso de Manequim e Modelo para pessoas com deficiência em parceria com a Fundação Selma entre outros colaboradores realizaram o PRIMEIRO DE MODA INCLUSIVA.
 
foto: arquivo pessoal Nazaré Melo 
Nazaré Melo - idealizadora do Primeiro Desfile Inclusivo na REATECH
foto: site reatech www.reatech.tmp.br

·      São Paulo - SEGUNDA REATECH (feira internacional de Reabilitação e Inclusão) E PRIMEIRO REAFASHION - a Fundação Selma, com o apoio da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica - Abotec e com os esforços de Nazaré Melo (idealizadora do desfile e treinamento dos modelos com deficiência) Maria de Fátima Grave era responsável pela criação das peças de roupas (looks), professora de modelagem ergonômica da Universidade Anhembi Morumbi, conseguiu este ano iniciar o 1º Rea Fashion, o primeiro desfile de moda para pessoas com deficiência.

Na época, houve grande repercussão por conta de ser o primeiro desfile de moda inclusiva exibido numa Feira Internacional de reabilitação e inclusão.

2- 2004 –

III REATECH – REAFASHION
 
foto: arquivo pessoal Tabata Contri

·      III REATECH – REAFASHION - Fundação Selma faz desfile de roupas ergonômicas com deficientes físicos e famosos - Após o grande sucesso do ano passado, o REAFASHION está de volta. Com o apoio da Fundação Selma, da Universidade Anhembi Morumbi e da ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil), este desfile de roupas ergonômicas, idealizadas especialmente para o deficiente físico, acontece na sexta (26) e sábado (27) às 18 horas, na REATECH 2004 - III Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Inclusão.


3 – 2005 –
IV REATECH – REAFASHION 2005 
foto: site reatech www.reatech.tmp.br
 
Dudé (cantor, compositor, professor de canto) representa na passarela um dos looks desenvolvidos para pessoas com deficiência
 
Julie Hasushi  desfila look desenvolvido para noivas cadeirantes
·      Os modelos criados pela professora e estilista Maria de Fátima Grave, tem como objetivo facilitar o dia a dia da pessoa com deficiência.
_________________________________________________________________________

PROJETO "SER FASHION"
CURSO DE MANEQUIM E MODELO
PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA - BELEM - PA
foto: arquivo pessoal Nazaré Melo
·      DESFILE INCLUSIVO – MODELOS COM DEFICIÊNCIA (30/03/2005) - Projeto Ser Fashion by Nazaré Melo - "Um Desfile de atitudes!"  - Belém – PA;



4 – 2006 –

V REATECH–REAFASHION-Down
foto: site reatech www.reatech.tmp.br
·     Pessoas com Síndrome de Down serão os modelos no desfile de malhas da Vicunha. Além de modelos, eles também são os criadores das estampas e pinturas das peças que serão mostradas na passarela. A coleção que será apresentada leva a assinatura de alguns estilistas e marcas como Samuel Cirnansck, V. Rom, Cavalera, João Pimenta, Walter Rodrigues, Fábia Bercseck, Thaís Gusmão e outros.

 
5 – 2007 –

 VI REATECH – ReaFashion 2007
 


·      O desfile de moda com roupas produzidas especialmente para pessoas com deficiência e exibidas por modelos com deficiência já é uma tradição na Feira Internacional de Reabilitação e Inclusão (Reatech). Em sua quarta edição, a ReaFashion trouxe modelagens inspiradas na moda cigana e nas danças espanholas

6 – 2008 –



·      VII REATECH – REAFASHION- Após o desfile de peças criadas por Fátima, o Reafashion ainda recebe a estilista com deficiência visual Marilia de Souza Tocalino, que apresentará seu trabalho - uma coleção especialmente desenvolvida para gestantes. Em seguida, serão realizadas palestras com conteúdo multidisciplinar, abordando temas voltados à moda e ao vestuário do portador de deficiência.



7 – 2009 –
(falta foto)
·      VIII REATECH – REAFASHION - REATECH 2009 - Desfile destacará roupas modernas e práticas para portadores de deficiência na vida escolar, desde o maternal até a formatura na faculdade. moda também terá espaço de destaque na VIII Reatech - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece de 2 a 5 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Baseada no tema “Inclusão Escolar”, a ReaFashion terá desfiles totalmente pensados no portador de deficiência física em todas as fases da vida escolar.
______________________________________________________________________________


 
PRIMEIRO CONCURSO DE MODA INCLUSIVA
foto: Lincon Tavares
 O Primeiro CONCURSO DE MODA INCLUSIVA - uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo para desenvolver a criação de modelos/ looks específicos para pessoas com deficiência e fomentar a idéia  dos profissionais de design  de moda a criarem uma coleção e/ou perfil diferenciado que atenda as necessidades (de vestir e despir) dessas pessoas e atendam as tendências de moda no cotidiano. A princípio o concurso foi criado para estudantes de moda a pensarem nessas criações; hoje em dia já temos edições onde profissionais interessados no tema "moda inclusiva" podem desenvolver suas coleções voltados ao tema.
_______________________________________________________
 
 

Encontro Estilo, Elegância e Equilíbrio,
promovido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos


De acordo com os registros do site da Fundação Dorina Nowil para cegos dia 2 de outubro de 2009) Aconteceu o primeiro Desfile de Moda descritivo para mulheres com deficiência visual. Pequenas adaptações descritivas sobre os detalhes das roupas (comun sem detalhes em braile), as características físicas das modelos e até mesmo da paradinha com a mão na cintura, fizeram do evento uma mostra de "estilo, elegância elegância e equilíbrio"

________________________________________________________________________

 
DESFILE DE MODA – CASA DE CRIADORES
·      Além da preocupação com a questão ambiental, outro diferencial do coletivo TudiCofusi foi inserir na passarela, em apoio ao Projeto Viva a Diferença, mulheres com deficiências físicas. Para isso contaram com duas modelos do casting da fotógrafa e publicitária Kica de Castro, Any Marques, (deficiente auditiva) e Haonê Thinar, (amputada de uma perna desde os nove anos em virtude de um tumor ósseo) que é destaque da agência alemã Visable, de Dirk Gelbrecht, com sede em Langelsheim, representada no Brasil por Kica de Castro.
_________________________________________________________________________
 


Unochapecó Fashion Day 2009
·      A aluna egresso do curso de design de moda da Unochapecó, formanda no ano de 2009, apresentou seu projeto em Brasília no mês de fevereiro e publicou seu projeto em revista nacional do segmento de inclusão social, o artigo contempla o seu trabalho de conclusão de curso.Um projeto com propósitos sociais que refletem sobre um tema muito atual: Moda Inclusiva. Regiane Dalarosa desenvolveu o TC sob título de: CRIAÇÃO DE MODA INCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA VALORIZANDO UMA MODELAGEM ERGONÔMICA.
___________________________________________________________________


Desfile Inclusivo REACESS - Goiás- GO
O desfile inclusivo promovido por KARINA CARVALHO - DIRETORA DA INCLUSAO CONSULTORIA EMPRESARIAL;  com parceria do ESPAÇO PSICOTERAÉUTICO-INCEP E A AGENCIA KICA DE CASTRO SP.


8 – 2010 –


(foto: da Organização Grupo CIPA)
·      IX REATECH – REAFASHION - Envolvida nesta vibração de união, alegria, confraternização e garra a coleção 2010 do ReaFashion – Fátima Grave, irá apresentar o orgulho nacional e paixão do brasileiro pelo futebol! Roupas inspiradas na torcida brasileira e uma homenagem ao país sede da copa, a África do Sul, trazem os conceitos da ergonomia para a passarela em “looks” que demonstram esse momento de alegria e fazem lembrar a importância da união entre os povos, a desejada paz entra as torcidas. Vinda das bandeiras do Brasil e da África do Sul, a cartela de cores representa estes dois países. Os tecidos atendem a ergonomia e se aplicam a uma moda mais casual e descontraída.
________________________________________________________________________
 
 
1º DESFILE INCLUSIVO (24/08/2010)
no Shopping de Piracicaba (interior de São Paulo)
  • 1º DESFILE INCLUSIVO (24/08/2010) no Shopping de Piracicaba - interior de São Paulo
_________________________________________________________________________


 2º CONCURSO DE MODA INCLUSIVA
 
foto: site oficial concurso de moda inclusiva - modelo: Daniel Monteiro com seu cão guia Mac desfila look desenvolvido pelo estilista Silmar.
 foto: site oficial concurso de moda inclusiva
foto: site oficial concurso de moda inclusiva - estudante de moda Raissa Paz com seus 3 looks selecionados e modelos representantes
·      2 CONCURSO DE MODA INCLUSIVA
__________________________________________________________


CASA DE CRIADORES –  desfile 2010 - SÃO PAULO – SP 2010
foto: arquivo pessoal Estilista Raissa Paz
·      CASA DE CRIADORES – SÃO PAULO – SP – MODA INCLUSIVA – estilista Raissa Paz teve seus 3 looks selecionados para representar a moda inclusiva e o desenvolvimento de peças específicas para pessoas com deficiência.
____________________________________________________________________________
 

FASHION MOB – 2010 SÃO PAULO – SP 2010
 
foto: arquivo pessoal Estilista Raissa Paz
·      FASHION MOB – SÃO PAULO – SP – moda inclusiva – estilista Raissa Paz teve 3 looks selecionados para participar do maior manifestação de moda do mundo - onde as ruas da cidade de São Paulo se transformam numa passarela onde estilistas renomados de vários locais expõe seus trabalhos.
__________________________________________________________


INCLUSION FASHION DAY - ALCOA - POÇOS DE CALDAS - MG 2010
foto: Bruno Alves
·      INCLUSION FASHION DAY – EMPRESA ALCOA – POÇOS DE CALDAS – MG – moda inclusiva

_______________________________________________________

 
YOU MAKE IT - CAMPINAS - SP 2010
 
·      YOU MAKE IT – CAMPINAS – SP EMPRESA CONEE – RJ – moda inclusiva -contou com a participação de alguns estilistas da cidade de Campinas - SP  que desenvolveram peças exclusivas para pessoas com deficiência;

_________________________________________________________
 


DESFILE ETEC TIQUATIRA - SÃO PAULO - SP 2010
 




 
·      ETEC TIQUATIRA – SÃO PAULO – SP – moda inclusiva –  No encerramento do curso de tecnico de Modelagem que contou com a participação especial das estilistas e suas peças exclusivas: Raissa Paz, Julia Sato e Inaye - os alunos apresentaram suas peças e criações  inspiradas nas obras da artística plástica “Tarsila do Amaral". Vários parceiros contribuiram para o sucesso desse evento, novos colaboradores agregarão esta nova equipe, como a Floricultura Maison Garden, unidade Tatuapé, presente na cenografia do evento, a agência de modelos Dune, a banda Anna Tréa e trio que apresentará a trilha sonora ao vivo, entre outros colaboradores estavam presentes, como o Instituto Embelleze unidade Vila Formosa e a agência de modelos Perfecty.
                ___________________________________________________

VI SEMANA DE VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
SENADO FEDERAL – BRASÍLIA –DF 2010

·      VI SEMANA DE VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – SENADO FEDERAL – BRASÍLIA – DF

______________________________________________________________


1ª Mostra Cultural e Feira de Noivas; Debutantes”
São Bernardo do Campo – SP 2010
·      DESFILE DE MODA – MODELOS COM DEFICIÊNCIA - “1ª Mostra Cultural e Feira de Noivas & Debutantes”, São Bernardo do Campo – SP (24 a 27 de junho de 2010)
___________________________________________________________________


1ºFestival de Moda e Arte Inclusiva - FEMAI - Catalão-GO 2010
·      DESFILE DE MODA – MODELOS COM DEFICIÊNCIA 1º Festival de Moda e Arte Inclusiva - FEMAI -19 de Junho Catalão-GO
 
 
___________________________________________________________________


·      FASHION INCLUSIVO – DESFILE DE MODA INFANTIL – MODELOS COM DEFICIÊNCIA - SOBRADINHO – GO

·      DESFILE DE MODA – MODELOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL – “Desfile de Moda com audiodescrição” LIMEIRA - SP(01/09/2010)


·      DESFILE DE MODA – MODELOS COM DEFICIÊNCIA – FEIRA INTEGRAR – GOIÂNIA 17/12/2010



·      DESFILE DE MODA INCLUSIVO – “DONNA FASHION IGUATEMI” – PORTO ALEGRE – RS  LANÇAMENTO ESTILISTA VITÓRIA CUERVO


·      DESFILE DE MODA INCLUSIVO – “DESFILE SHOW” – MODELOS COM DEFICIÊNCIA – Campanha “Ser diferente é normal” – Instituto Meta Social – Rio de Janeiro - RJ



9 – 2011



·      X REATECH – REAFASHION



·      DESFILE DE MODA – MODELOS COM DEFICIÊNCIA - 6º FASHION DOWNTOWN – São Paulo – SP (02/05/2011) – WORKSHOP MODA INCLUSIVA.



·      DESFILE DE MODA INCLUSIVA -os alunos do curso de Design de Moda da Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR), apresentaram coleções de moda inclusiva durante a 2ª Semana de Moda de Curitiba. Os estudantes criaram 5 modelos destinados a pessoas com síndrome de down, paralisia cerebral e cadeirantes. Além dessa coleção, outros 6 grupos de alunos apresentaram seus projetos nas passarelas do evento.


·      DESFILE DE MODA – MODELOS COM DEFICIÊNCIA - O 2º Desfile de Moda Inclusiva será realizado no dia 6 de julho, a partir das 19h30, na sede do Indaiatuba Clube, com entrada gratuita. O evento tem como objetivo desmistificar a pessoa com deficiência perante a sociedade, mostrando não só a capacidade de cada um, bem como sua beleza real. Participarão do desfile 51 integrantes do projeto Gente Eficiente e modelos do Staff da Silvana Mantoanelli. http://textileindustry.ning.com/forum/topics/2-desfile-de-moda-inclusiva




·      3 – CONCURSO DE MODA INCLUSIVA – SÃO PAULO – SP

foto: Kica de Castro
Juliene (poliomielite); Iones (amputada/membro inferior); Luciana (baixa estatura);
Letícia (Síndrome de Down); Tyffaner (cadeirante); Paulo (deficiência auditiva);
Nanhara (modelo sem deficiência); Francilene ( deficiência auditiva).


19 de junho 2011 o Centro Regional de Cultura Labibe Faiad será palco do 1º Festival de Moda e Arte Inclusiva de Catalão. Evento foi realizado para arrecadar fundos destinados a ASPDEC (Associação das Pessoas com deficiência de Catalão-GO).


Para comemorar seus 21 anos de atuação,a ADEVIRN (Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte) promoverá o CONCURSO DE BELEZA MISS DV BRASIL, que será realizado no dia 23 de julho de 2011, para escolher a mais bela DEFICIENTE VISUAL DO BRASIL .




·      ASSEMBLÉIA INCLUSIVA – PORTO ALEGRE – RS – estilista Vitória Cuervo. O desfile aconteceu em Porto Alegre, integrando as atividades da XVII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência de 21 a 28 de Agosto de 2011, que contou o apoio da Assembleia legislativa com o slogan: Assembleia Inclusiva - A casa do povo é de todos os gaúchos.
 O primeiro desfile de Moda Inclusiva do Estado foi assinado pela estilista Vitória Cuervo. Inspirada no Parque da Redenção a coleção primavera/verão é feminina e teve no casting modelos com e sem deficiência valorizando as diversas formas de beleza da mulher brasileira. As roupas são sob medida e adaptadas para cada uma, conforme suas necessidades. Entre as modelos, está a Miss Brasil com Deficiência Visual, Giselle Hubbe.












O desfile aconteceu em Porto Alegre, integrando as atividades da XVII Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência de 21 a 28 de Agosto de 2011, que contou o apoio da Assembleia legislativa com o slogan: Assembleia Inclusiva - A casa do povo é de todos os gaúchos”.





·      DESFILE DE MODA – MODELOS COM DEFICIÊNCIA “ PIRACICABA – SP
“(24/08/2011) - O Shopping Piracicaba foi palco do 2° Desfile de Moda Inclusiva de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, no dia 23 de agosto de 2011. A atividade integrou da Semana da Acessibilidade e Inclusão, que aconteceu de 22 a 27 de agosto. O Jornal da Câmara entrevistou o vereador André Bandeira, o produtor de moda Newton Oliveira, além dos modelos que passaram pela passarela e participantes. Reportagem: Rebeca Paroli. Imagens e edição: Rodrigo Alves. Reportagem exibida em 5 de setembro de 2011”.




·     DESFILE DE MODA INFANTIL - Fashion Inclusivo – MODELOS COM DEFICIÊNCIA – SOBRADINHO –DF  -  Angela Ferreira Primeira parte do programa que mostra este projeto de inclusão idealizado por uma professora do Centro de Ensino Especial nº 1 de Sobradinho. Trata-se de um desfile de modas para crianças portadoras de necessidades especiais. Contribui especialmente para o objetivo 8 -- todos trabalhando pelo desenvolvimento;


·      DESFILE DE MODA INCLUSIVA – Fashion Mob 2011 – estilista Candida Cirino


·      DESFILE INCLUSIVO – UNIVERSIDADE UNA – Belo Horizonte – MG - No dia 04 de julho, às 15h30, será realizado, no Campus Liberdade, um desfile diferente: inspirados em um workshop ministrado pelo estilista Geraldo Lima, os alunos do curso de Moda irão apresentar looks e tendências com foco na inclusão




·      DESFILE DE MODA INCLUSIVA – MARINGÁ – PR – ESTILISTA LENY PEREIRA – CIANORTE – PR (05/12/2011) “Os looks desfilados foram confeccionados pela Estilista e Professora de Moda Leny Pereira, juntamente com alunos do SENAI – Cianorte. Com uma platéia de aproximadamente 500 pessoas, o evento contou com a presença de órgãos públicos e privados, e teve o intuito de promover o direito e a acessibilidade da moda para todos, bem como celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado sempre no dia 3 de dezembro. http://www.pensefashion.com.br/2011/12/moda-inclusiva/


CAPITAL FASHION WEEK 2011 - PROJETO FASHION INCLUSIVO



  • Iguatemi Fashion & Fun - Outubro de 2011 - PROJETO FASHION INCLUSIVO



PROJETO "A MODA ESTÁ EM BAIXA" estilista Carina Casuscelli - desenvolve moda para as pessoas com nanismo - baixa estatura - desfile 2011.


Concurso Miss Deficiente Visual - Porto Alegre- RS - 2011
OBs: O Concurso Miss Brasil com Deficiencia Visual - o "MISS DV" foi realizado em 14 Estados da Federação: SP, BA, CE, DF, MA, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, SE - uma promoção da ADEVIRN - Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte no ano de 2009.

  


DESFILE - GRIFE SUMEMO - CASA DE CRIADORES 2011 - INCLUSÃO DE PESSOA COM DEFICIENCIA NO SEU CASTING DE MODELOS

  • Jantar - Desfile: I Encontro de Mulheres com Deficiência - Mossoró e região aconteceu no Requinte Buffet no dia 12/05/2011 foi realizado um desfile de moda com 25 mulheres cadeirantes da região. e logo depois houve um jantar de confraternização.Este video é dedicado à todas as mulheres, mas especialmente a mulher com deficiência, pois ela acima de tudo é mulher igual a qualquer uma. Independente de suas limitações ela é mãe,dona de casa, namorada, profissional, guerreira, cidadã com direitos e deveres a cumprir como qualquer outra pessoa e nos passa uma lição de vida de perseverança, coragem, determinação, uma enorme alegria de viver. Parabéns a todas e vamos juntas nessa caminhada pela luta a favor da inclusão

foto: arquivo pessoal Roberto Gonçalves
foto: arquivo pessoal Roberto Gonçalves

· DESFILE DE MODA – “A 1ª Moda Inclusiva Sem Exclusão” (11/10/2011) – Agudos - SP (13 quilômetros de Bauru), o Dia do Deficiente Físico, comemorado hoje em todo o Brasil, será diferente para cerca de 15 homens e mulheres com necessidades especiais que se transformarão em ‘modelos’ por uma noite. A ação, intitulada 1ª Moda Inclusiva Sem Exclusão, terá início às 19h30 e busca estreitar o abismo que ainda separa os deficientes do convívio social e resgatar sua autoestima. Fonte: www.jcnet.com.br



  • DESFILE INCLUSIVO - RIO BRANCO - ACRE (2011)

"MODA INCLUSIVA COM APAE, TRIP, CAIXA"



fotos: blog programa acontecimentos blogspot - Leia Lima

Encerrando o RBFW, podemos acompanhar o desfile de moda inclusiva que contou com a participação da APAE com alunos e funcionários, TRIP representada por Laura Chaves diretora de vendas e da CAIXA através de funcionários e do superintendente Aurélio Cruz. Os desfiles foram apreciados por um publico que aplaudia e se emocionava com a alegria dos alunos participantes, e o mesmo contou com participação especial do ex BBB 7 Fernando Justin.




10 - 2012

(falta foto)
·      (22 A 31 DE MARÇO 2012) DESFILE DE MODA INCLUSIVA (SUSTENTÁVEL) – CAMPINA GRANDE PB - “O resultado do esforço da Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) pela qualificação das mães de seus usuários será exposto, entre os dias 22 e 31 deste mês, na Feira da Moda de Campina Grande. No evento, que acontece no Parque do Povo, elas mostrarão uma coleção de roupas produzidas a partir de sacos de açúcar”.



·      DESFILE INCLUSIVO – (21/03/2012) - João Pessoa – PB A Fundação Centro Integrado de Apoio a Pessoa com Deficiência (Funad) abriu na manhã desta quarta-feira (21), o I Seminário de Síndrome de Down. O início foi marcado por um desfile de moda, o Down Fashion, idealizado pela Coordenadoria de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual (Codam) na instituição. Na passarela, 35 crianças e adolescentes especiais encantaram a plateia. A data de início do evento coincide com o Dia Internacional da Síndrome de Down.



DESFILE ABRAPP - 3ª Encontro da Concientização da pessoa com Síndrome de Dow O Projeto Fashion Inclusivo participou do 3º Encontro da Concientização da pessoa com Síndrome de Down , promovido pela ABRAPP Sobradinho.

Edinalva Barbosa, Helio Nakanish, Lúcia Bittar, Presidente da ABA e Leidiana Farias Martins
Miss DV do Distrito Federal 2012 se prepara para a eliminatória que elegerá a Miss DV Brasil

 


2 comentários:

  1. Bom dia, eu vi seu blog adorei, sou deficiente fisico, eu adoraria trabalhar como modelo. Sou do municipio de Tabatinga/SP

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de desenvolver um projeto neste sentido, nao tenho suporte, o que eu podeira fazer? Como Começar?

    ResponderExcluir